Professora Elizeth

29/11/2010
A Tecnologia na Educação

Hipertexto, hipermídia, hiperlink e autoria na WEB

Vivemos em um mundo  cheio de modernidades e a Tecnologia na sala de aula é uma delas. A internet se tornou hoje mais um recurso para a educação, antigamente os recursos tecnológicos eram mais restritos e o computador inclusive não tinha nas escolas. Mas com informatização trouxe esse recurso muito valioso para o processo de ensino e aprendizado.
Durante os encontros do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC tivemos a oportunidade de estar aprendendo novos recursos tecnológicos que veio nos trazer informações riquíssimas  para  nosso conhecimento tanto pessoal quanto profissional. Com este estudo conheci  algumas ferramentas que facilitaram bastante as minhas pesquisas, divulgações e interações com outras pessoas no mundo, que são:
         Hipertexto não é capaz de mudar por si só a aprendizagem descontextualizada e fragmentada da escola. Mas pode contribuir para o estabelecimento de múltiplas relações entre as informações. Pode ainda estimular o pensamento crítico e autônomo do estudante. Mas para que isso aconteça, é preciso que o hipertexto seja alvo de um trabalho colaborativo criado e discutido por professores e alunos. A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. Outro conceito associada a multimídia é HIPERTEXTO. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.  
                      Hipermídia une os conceitos de hipertexto e multimídia. Ou seja, um documento hipermídia contém imagens, sons, textos e vídeos. Mas a principal característica da hipermídia é possibilitar a leitura não linear de determinado conteúdo, ou seja não ter necessariamente início, meio e fim, e sim se adaptar conforme as necessidades do usuário. È o meio e a linguagem das “novas mídias”, às quais pertencem a internet, os jogos de computador, o cinema interativo, o vídeo interativo, a TV interativa, as instalações informatizadas interativas e os sistemas de comunicação funcionais, entre outros e suas respectivas interfaces. Até agora, vale ressaltar que a característica máxima que deve diferenciar a hipermídia desses outros conceitos é o alto nível de interatividade permitido ao usuário.
              Hiperlink é uma outra ferramenta que favorece ao professor a possibilidade de se comunicar com os alunos de forma diferenciada, fazendo uma ligação dos textos e desenvolvendo uma aprendizagem critica nos educando, desde que ele possa discutir sobre dois textos, comparando-os, questionando-os e interpretando-os.
É difícil definir autoria na
web, mais é a reelaboração do conhecimento que tenho para ser transmitido para o próximo, que acessa o nosso blog, onde eu tenho que assumir a autoria e se copiar algo precisam citar a fonte pesquisada; resumindo, assumir com responsabilidade todas as postagens feitas.

06/12/2010
Trabalhando com projetos


Aprendendo a Plantar


   Criar esse projeto, partiu da necessidade de conscientizarmos nossos alunos mostrando a eles como o meio ambiente vem sofrendo pela ação indiscriminada do homem. É um projeto que põe em discussões, os riscos que estamos correndo com a degradação da fauna e flora. Viver num mundo melhor é o que todos queremos, mas teremos que repensar nossas ações e comportamentos que temos diante do meio ambiente. Mas nossa grande finalidade é mostrarmos aos nossos alunos que são simples gestos de cada um que tornaremos esse mundo melhor.
        O projeto pedagógico aqui proposto pretende,
incorporar as experiências extra-classe do estudante e torná-lo co-responsável pela sua formação dando-lhe amplas possibilidades de escolha, num leque variado de atividades; e Investir em um perfil discente crítico, reflexivo, criativo e capaz de intervir substantivamente, enquanto formando, no mercado de trabalho.



Atuação do grupo no curso Ensinando e Aprendendo com as TIC.

            Ao iniciar o curso senti um pouco desnorteada meio a tantas informações, que para mim foi um grande  desafio. As atividades  propostas pelo curso muito me ajudou, até mesmo para perseguir os momentos de muita aflição, principalmente ao trabalhar em grupo, me possibilitou momentos de interação e força, um dava para o outro. A interação deu o inicio de um processo que visa a formação continua dos mesmos. Participamos de todas as atividades e foi ótimo, realizar as atividades com a turma e dessa forma tivemos nossa auto-estima mais elevada.
         As professoras demonstraram várias formas diferenciadas de se trabalhar em sala de aula, o que motivou-nos a mudar nossa postura pedagógica, como mediadores de conhecimentos.
29/11/2010
Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC.












 Trabalho pedagogicos na escola
slide.com



COISAS QUE ACONTECE NO TRABALHO...




 
                                   
                                    




Um milagre em minha vida
                        Elizeth Morais Martins Alves

 Em julho de 2009, descobri que estava com uma doença rara, pouco conhecida Amiastenias Graves. Pra quem não conhece, ou nunca ouviu falar assim como eu que só á conhece, quando precisei pesquisar sobre o assunto é que os anticorpos dos nervos não produzem o suficiente para o corpo, sofri muito. Minha mãe comovida com meu sofrimento fez um compromisso com Deus que se eu voltasse a dar aula, iria fazer um almoço as crianças, pois é testemunha do quanto ser professora  é gratificante na minha vida. Já mais aceitei estar fora deste quadro maravilhoso, Deus fez a obra, é hoje só tenho agradecer a Deus.


 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e o mais Ele fará. Sl 37:5